Por Mabel Iam
Os códigos dos sonhos Quando estamos entre os lençóis, dormindo, aparecem os sonhos, alguns recordados e outros esquecidos. Os códigos do sonho estão combinados com todo o material dos pensamentos, idéias, sentimentos e desejos que, em geral, são reprimidos, negados em estado consciente.
Quando o corpo se rende aos múltiplos estímulos da vida cotidiana, surgem livremente os sonhos. Os códigos do sonho são gerados pela energia das representações simbólicas, produzidas diretamente pelo inconsciente, e pelas experiências, traduzidas em imagens daquilo que está atravessando cada pessoa no momento atual.
A linguagem destes códigos é totalmente desordenada em termos de lógica, que em estado consciente se pode compreender mentalmente. Como são os sonhos eróticos? Os sonhos eróticos, se diferenciam do comportamento sexual e social que praticamos acordados. Eles podem ser violentos, arrebatadores, perversos, porque respondem a conflitos sexuais íntimos e necessidades emocionais ocultas nos mais remotos e inimagináveis cantinhos do nosso inconsciente.
Esses sonhos se revelam, geralmente, por medo da intimidade e também podem ter como função nos prevenir contra determinadas relações que se podem ser conflitivas na vida cotidiana. Mas por algum motivo, as pessoas continuam com essas relações.
Sonhos eróticos femininos
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. revelou que cerca de 70 % da mulheres consultadas já haviam tido sonhos eróticos em algum momento de suas vidas. Uma grande porcentagem confessou haver tido orgasmos durante o sonho erótico. Esta pesquisa também demonstrou que a mulher tende a ter mais sonhos eróticos antes da menstruação, na ovulação e durante a gravidez.
As mulheres que têm esse tipo de sonhos, freqüentemente contam com menos atividade sexual na vida real. O conteúdo do sonho pode ser aterrador, doloroso e frustrante e isto demontra a violência latente, real e negada pela mulher que não pode canalizar seu instinto sexual na vida social.
Também é comum que as mulheres mais inibidas sexualmente tenham sonhos com a violência sexual de pessoas estranhas. No caso de uma mulher que tem a sexualidade assumida, mas se sente frustrada por algum motivo específico, pode sonhar com alguém conhecido, com quem tem fantasias, realizando atos eróticos gratificantes para ela durante o sonho.
Sonhos eróticos masculinos
O homem costuma ter fantasias e sonhos eróticos com mulheres fogosas, desinibidas, que o desejam apaixonadamente e que estão dispostas a cumprir todas as mais ousadas fantasias sexuais.
Também é comum que os homens sonhem com orgias. Um sonho que está relacionado com o prazer da dominação sexual total sobre as mulheres com as quais fantasiam e por algum motivo não podem conquistar.
Quando um homem sonha com uma relação homossexual, é provável que recuse essa imagem em estado de vigília. Esta possibilidade aparece por temores ou necessidades que se reprimem na vida cotidiana, devido a situações ameaçadoras que alteram sua identidade masculina. Os homens quando têm um sonho erótico, especialmente os adolescentes, podem chegar a ejacular enquanto dormem.
A análise dos sonhos sempre é um instrumento eficaz para o autoconhecimento. No caso específico dos sonhos eróticos, revelá-los pode ser útil para lidar com a sexualidade de forma mais livre e, assim, concretizar as fantasias mais satisfatórias na vida cotidiana.