Beleza não é fundamental, mesmo que a maioria das pessoas acredite nisso. Afinal, na hora do “vamos ver”, o que importa é a sensualidade, a entrega, o fogo que a pessoa tem dentro de si. “O fundamental mesmo é a atitude positiva, a auto-estima fortalecida, a auto-confiança, a segurança de seduzir e se deixar ser seduzido(a)”, diz a sexóloga Elisa Monte.
Segundo ela, a maioria das pessoas que não têm segurança no aspecto sexual sofre de problemas de adequação e de auto-estima. “Quando fazem um trabalho terapêutico e aprendem a se valorizar, a descoberta do prazer sensual vem rapidamente”, diz. “Outro fator importante a ser analisado são os conceitos equivocados que passamos a ter por força de padrões estabelecidos pela moda e pela mídia. Corpo perfeito, performace sexual cinematográfica, orgasmos fáceis e rápidos... nada disso é obrigação ou regra. Na verdade, o interesse sexual e afetivo geralmente não depende de condições como estas”, afirma a sexóloga.
As sete paranóias mais comuns no sexo. Elas estragam o seu prazer:
* Corpo imperfeito – gordurinhas, celulite, estrias, pernas finas, seios flácidos, barriguinha... “as mulheres insistem em sofrer por tudo isso e não se dão conta de que os homens, na verdade, prestam bem menos atenção nesses aspectos do que elas próprias”, diz Elisa Monte, explicando que, para eles, o que conta é a “pegada”, ou seja, a química sexual, o desejo que determinada mulher lhes desperta. “Os parâmetros masculinos são diferentes dos femininos. Feminilidade e química é que interessa ao sexo masculino”, diz ela.
Tamanho do pênis – embora algumas mulheres acreditem que isso interfira no prazer, a verdade é que esta interferência acontece mais no nível visual e imaginário do que no nível prático. Felizmente, a maioria acaba se dando conta disso. E há também um bom número daquelas que preferem os menores. O tamanho realmente não é documento. Mas a qualidade da ereção é.
Vagina grande ou larga – outro medo infundado, já que o canal da vagina é elástico e adapta-se ao pênis, tendo, portanto, o diâmetro menor. O parto normal pode promover pequeno alargamento, mas que é insuficiente para prejudicar o prazer do homem ou da mulher. A Natureza, afinal é sábia. Mas se a mulher quiser, pode fazer exercícios vaginais (contraindo e soltando o canal vaginal) diariamente, para fortalecer os músculos da área.
Quantidade versus qualidade – o melhor é transar menos e melhor do que muito e pior.
Obrigação de ter orgasmo – a obrigação de ter prazer ou de gozar é suficiente para que não aconteça nem uma coisa nem outra. Tente encarar o sexo como uma grande sessão de carinho ou de brincadeira. Relaxe... e depois goze.
Obrigação de não falhar – típica entre homens machistas, esta é uma obrigação que muitas vezes custa caro, podendo até comprometer a felicidade do casal. Todos os homens são humanos, portanto, isso é normal.
Obrigação de ser o “máximo” – você não é ator (ou atriz) de Hollywood e não está participando de um filme com cenas picantes. Sendo assim, seja você mesmo(a) e, se estiver com a pessoa certa no momento certo, será mesmo o máximo.