Já dizia um grande estrategista que para vencer o inimigo é preciso antes conhecê-lo. E é assim que devemos proceder se quisermos vencer uma inimiga, que chega com o passar dos anos, com a inatividade ou com hábitos alimentares errados: a "barriguinha indesejável".
O abdômen avantajado, protuberante ou simplesmente a barriguinha, surge devido a três fatores principais: dilatação ou aumento do volume das vísceras ou órgãos internos (estômago, intestino, etc), flacidez e fraqueza dos músculos abdominais e gordura abdominal localizada. Além deles, outro fator que pode estar associado ou ser causado pelos mesmos é a hiperlordose lombar, ou seja, a curvatura exagerada da coluna lombar para a frente.
No primeiro fator, hábitos alimentares errados podem levar a um aumento exagerado das vísceras. Tomar refrigerantes ou bebidas gasosas pode ser um exemplo. Experimente encher a boca com algum refrigerante e, com ela fechada, chacoalhar bastante para ver a sensação. O mesmo acontece dentro do seu estômago. Sentir-se saciado, parando de comer somente quando o estômago esta completamente cheio, não cabendo mais nada, é um outro grave erro.
O fator seguinte, a flacidez muscular, vai favorecer a expansão destas vísceras e deixar o abdômen mais projetado para frente. Além de permitir um arqueamento da coluna lombar para frente (hiperlordose), como vimos acima.
O último fator é a gordura acumulada por baixo da pele que, conforme sua concentração, fará com que o seu umbigo pareça um poço sem fundo. Essa gordura se acumula devido a uma vida sedentária, onde a energia absorvida através dos alimentos não é gasta com espécie alguma de atividade física e fica acumulada por baixo da pele sob esta forma.
É bom lembrar que estes três fatores podem, ou não, estar presentes ao mesmo tempo. Conhecida a "inimiga", vamos ao ataque!
O primeiro passo é mudar o hábito alimentar, procurando não ingerir bebidas gasosas e sair da mesa sem sentir aquela sensação de estômago estufado. Isso ajudará também na redução da gordura corporal acumulada. A seguir, devemos fortalecer nossa musculatura abdominal com exercícios localizados, para que esta musculatura forte consiga sustentar todos os órgãos que estão dentro da cavidade abdominal, mantendo-os em uma posição mais posterior. Além disso, esses exercícios irão favorecer a aquisição de uma postura mais correta, equilibrada, aliviando possíveis dores na coluna, muito freqüentes nesses casos.
E, finalmente, a quantidade de gordura localizada será diminuída iniciando-se um programa de atividade física regular, de características principalmente aeróbicas (caminhada, natação, ciclismo, corrida), de baixa intensidade, associado a hábitos alimentares saudáveis, como mencionado inicialmente. Saiba, porém, que, com um programa de exercícios desse tipo, a diminuição da gordura ocorrerá não só no abdômen, mas em todo o corpo, e que a magnitude dessa diminuição é aleatória não ocorrendo necessariamente em maior proporção nessa região.
Agora que conhece a inimiga e a estratégia de combate a ser seguida, vamos lá! Procure seu médico e um professor de Educação Física. Recrute-os como seus escudeiros para que sua batalha seja travada com segurança, e a certeza da vitória seja ainda maior. Vitória não só pela estética, mas principalmente pela saúde.
Luiz Roberto Gonzaga Profissional de Educação Física